Notícias do escândalo do ‘Pandora Papers’ e a crise no Brasil, ao vivo | Políticos reagem


Após revelações sobre a existência de uma ‘offshore’ mantida por Paulo Guedes, congressistas pedem a investigação do ministro por improbidade. MP arquivou inquéritos sobre a Prevent Senior sem investigar, diz site. Cidade de São Paulo começa a aplicar a terceira dose da vacina em profissionais da saúde. Siga as últimas notícias


Após as revelações dos Pandora Papers, feitas pelo EL PAÍS e outros veículos de todo o mundo, o universo político começou a reagir. Ainda no domingo, quando denúncias envolvendo personalidades de diferentes países foram publicadas, congressistas brasileiros prometeram pedir a investigação do ministro da Economia Paulo Guedes por improbidade. Ele mantém uma offshore em um paraíso fiscal. O Ministério Público arquivou inquéritos sobre a Prevent Senior sem investigá-la, diz o UOL. São Paulo começa hoje a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em profissionais de saúde. Com teste negativo, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga retorna ao Brasil. Ele permaneceu em isolamento em Nova York desde que havia testado positivo para o coronavírus no último dia 21, durante viagem oficial do presidente Bolsonaro à cidade para a Assembleia da ONU.

O PSOL informou nesta segunda-feira que vai entrar com representação junto ao Ministério Público Federal para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, explique os investimentos em empresas no exterior. Outros partidos de oposição também devem assinar o requerimento.

As revelações do Pandora Papers foi feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em sua sigla em inglês), do qual o EL PAÍS faz parte. Ter contas e empresas no exterior não é ilegal, desde que declaradas à Receita Federal. No caso de Guedes, o fato demonstra conflito de interesses, já que as decisões tomadas no poder público influenciam na cotação do dólar e impactam em lucros ou perdas de investimentos.


fonte: El País

3 visualizações0 comentário