©2018 by RADIO COSTA DOCE FM. Proudly created with GARIMPPO - 

Comemoração pelo Dia Nacional da Mulher Negra

August 2, 2018

O Dia Nacional da Mulher Negra, 25 de julho, foi celebrado em São João da Barra pelo Departamento de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Diretitos Humanos. Intitulado “Café com as negras”, um evento aconteceu no Centro Cultural Narcisa Amália, no último dia 31, com palestras e debates.

Na abertura da programação, houve homenagem póstuma à professora sanjoanense Tânia Germano, exemplo de mulher negra bem sucedida, sendo realizado um minuto de silêncio pelo seu recente falecimento e entregue um buquê de rosas à sua sobrinha, Jully do Nascimento Germano. 

Palestras, um amplo debate sobre políticas públicas voltadas para o enfrentamento do racismo, distribuição de flores e um coquetel deram prosseguimento às atividades. “Mulher negra na sociedade”; “Reflexão sobre o dia 25 de julho”; “Dia Nacional da Mulher Negra”; “Saúde da mulher negra” e “Juventude negra” foram os temas discutidos.

Entre as palestrantes estavam: a coordenadora Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), do Território da Cidadania e presidente do Instituto do Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense,  Lucimara Muniz;  a professora, Crisraquel Marcolino; a vice-presidente do Conselho do Direito da Mulher de Campos dos Goytacazes e vice-presidente da Associação de Enfermagem Norte Noroeste Fluminense, Rosangela Gomes.

A comemoração pelo Dia Nacional da Mulher Negra teve início no domingo, 29, com a participação de representantes do município na Marcha da Mulher Negra, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Para a coordenadora municipal do Departamento de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, Cristiane Monteiro, essas ações são  importantes para unir cada vez mais as mulheres negras na luta pelos seus direitos. 

“Daremos continuidade a essas discussões nos dias 28 de setembro e 14 de dezembro, debatendo o papel da mulher negra na sociedade, seus avanços, desafios, suas conquistas, e quais as ações necessárias para fortalecer a luta contra o racismo nos dias atuais”, informou Cristiane.

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Moradores do distrito Santo Amaro fecharam na tarde desta quarta-feira (27) um trecho no km 35 da RJ-216, em Campos, no Norte Fluminense, para reivind...

Moradores fecham trecho da RJ-216, em Campos, para reivindicar reinstalação de radar eletrônico

February 28, 2019

Um homem de 30 anos foi assassinado e uma mulher de 31 foi baleada na noite desta quarta-feira (27) no Parque Lebret, em Campos dos Goytacazes, no Nor...

Homem é assassinado e mulher é baleada em Campos, no RJ

February 28, 2019

Segurança para os foliões no carnaval de SJB

February 28, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload